Não é de hoje que a tecnologia robótica deixou de ser apenas tema de filmes de ficção científica. Atualmente, os robôs fazem parte da rotina de profissionais do mundo todo e, aqui no Brasil, não poderia ser diferente, principalmente em se tratando de medicina.
A corrida é exponencial na busca pela beleza, a evolução robótica e a inteligência artificial estão presentes na área médica, em todos os setores.
Atuando desde 2009, exclusivamente com Transplante Capilar e Tratamento para calvície o Dr. Gustavo Sartorato é uma das referências no assunto. Em 2024, atingiu mais de 8.500 cirurgias utilizando a Técnica FUE aliada ao exclusivo Método PIFMAX (Processo de Integração Folicular Máxima). No Centro de Medicina Capilar do Dr. Gustavo e no CMC BREVE CABELUDO, suas duas clínicas, a tecnologia foi implantada lá em 2015.
Hoje, o centro cirúrgico do CMC utiliza as mais modernas e atualizadas ferramentas Robóticas IA para atender homens e mulheres que sofrem com calvície ou apenas desejam melhorar esteticamente a sua hairline com falhas, pouca densidade ou testa alta.
“Por muito tempo, o transplante capilar foi sinônimo de algo inestético, o que era esperado, já que não seguia as características nativas dos cabelos.”

A cirurgia de Transplante Capilar foi a que mais evoluiu na última década. O progresso foi tanto que hoje existe equipamento de alta tecnologia específico para o procedimento. Por muito tempo, o transplante capilar foi sinônimo de algo inestético, o que era esperado, já que não seguia as características nativas dos cabelos. Eram implantados “tufos de cabelos” com várias unidades foliculares, em ângulos retos, como o famoso cabelo das bonecas. Realmente a aparência não era muito agradável aos olhos.
Hoje, cada Transplante Capilar possui uma identidade, uma assinatura do cirurgião com anos de experiência. Uma evolução com profundo senso artístico, que respeita a formação do cabelo e utiliza apenas uma unidade folicular por incisão com o propósito de recriar o ângulo, a curvatura e a densidade natural.
“Transplante Capilar bem executado é aquele que passa despercebido e é fino aos olhos.”
Ou seja, a evolução ocorreu antes mesmo de a inteligência artificial no Transplante Capilar começar. Mas qual o melhor caminho a seguir: os algoritmos predefinidos das máquinas ou o olhar sensível e humano das mãos médicas?
“A cirurgia de Transplante Capilar foi a que mais evoluiu na última década. O progresso foi tanto
que hoje existe equipamento de alta tecnologia específico para o procedimento.“
Sensibilidade Artística x Precisão Robótica
Para realizar um Transplante Capilar, é necessário retirar milhares de unidades foliculares a fim de restaurar a região calva sem danificar a área doadora que é única e não permite erros.
No CMC é utilizada a Técnica FUE (Extração de Unidades Foliculares) aliada ao moderno Método PIFMAX
(Processo de Integração Folicular Máxima), Robótico e ou Manual, entregando em cada cirurgia resultados incríveis.
Com FUE+PIFMAX Robótica IA, às unidades foliculares são extraídas pelo robô, e com FUE+PIFMAX Manual, a extração é realizada totalmente pelo médico e equipe com uma máquina manual. As duas opções sem dor, sem pontos e sem cicatriz linear.
A modalidade FUE+PIFMAX Robótica IA, existe a participação de equipamentos robóticos. A inteligência
artificial no Transplante Capilar auxilia o médico: o robô automatiza toda a etapa de extração das unidades foliculares, tornando-a mais rápida (cerca de 3 horas) e com resultados mais consistentes. A utilização da alta tecnologia no Transplante Capilar gera um custo pela utilização do sistema robótico diferente da cirurgia manual. Para definir se uma cirurgia será robótica ou manual é necessária uma consulta com um dos médicos do CMC que vai definir a tecnologia empregada em cada caso.
Não há dúvidas de que o cuidadoso trabalho do médico experiente, aliado ao uso da tecnologia robótica proporciona um desempenho mais regular e superior. Se for necessário o robô poderá ser utilizado na primeira etapa da cirurgia que é a extração das unidades foliculares, retirando do primeiro ao último fio com a mesma qualidade.
Outra vantagem de fazer o Transplante Capilar em uma clínica que possui o robô é que ao iniciar a cirurgia, em casos que a extração se torna mais complexa, o cirurgião fará a conversão para uma cirurgia Robótica Híbrida, utilizando o robô na extração das unidades foliculares da área doadora, evitando possíveis perdas. Após a remoção dos folículos capilares, os mesmos passam por inspeção e preparo microscópio pela equipe para serem reimplantados nas áreas calvas.
“O robô é apenas um instrumento, embora altamente sofisticado, que segue parâmetros estabelecidos e com autonomia assistida e controlada. Portanto, quem o opera deve saber exatamente o que esta fazendo ao definir os parâmetros do robô em cada caso. É o médico à frente de todos os passos do procedimento do início ao fim, cerca de 6 horas”.
Um bom Transplante Capilar é delicado e sensível, apenas o toque e o olhar de um médico experiente e
do time humano são capazes de realizar. Não existe uma técnica absoluta no Transplante Capilar, devemos sempre priorizar o paciente caso a caso.
Para quem ainda tem dúvidas sobre as técnicas utilizadas, ou qual seria a melhor solução para
o seu caso, o primeiro passo é agendar uma pré-avaliação gratuita on-line por fotos.
Créditos:
Revista Saúde Grande Florianópolis – edição fevereiro/2025.
Me chama por mensagem no meu Instagram clicando aqui neste link.

Deixe um comentário