Esteroides Anabolizantes e queda de cabelo
Esteróides anabolizantes e queda de cabelo: Um ano novo já começou e, com ele, várias promessas começam a ser postas em prática. Entre essas promessas, a de perder peso e conquistar o corpo ideal geralmente se sobressai perante as outras.
Aceleração do processo para atingir o corpo ideal:
Contudo, muitas pessoas optam por acelerar essa meta. Isso ocorre por impaciência ou desorientação através dos esteroides anabolizantes. O que muitos não sabem, porém, é que essa prática pode levar à queda de cabelo, até mesmo em jovens de 20 anos.
O que são os esteroides anabolizantes
Conhecidos popularmente pelo nome de ‘’bomba’’, os esteroides são drogas criadas em laboratório. Tem o intuito de imitar o hormônio masculino da testosterona. O esteroide pode ser encontrado em vários formatos, como cápsulas e comprimidos. Também em ampolas, injetados diretamente no músculo.
Os esteroides anabolizantes são substâncias muito procuradas. Especialmente porque têm o poder de aumentar massa muscular e o desempenho esportivo em curto tempo.
Os malefícios para a saúde além da queda capilar
Cada organismo pode reagir ao esteroide de uma maneira diferente. As principais consequências, porém, além da queda de cabelo, são:
- diminuição na produção de espermatozoide
- ginecomastia (crescimento das mamas, o que pode ser irreversível)
- impotência sexual, no caso dos homens.
Já no corpo feminino, as sequelas aparecem através de:
- engrossamento da voz
- redução dos seios
- crescimento excessivo de pelos no corpo e na face.
Não bastasse isso, existem consequências gerais para ambos os sexos, como risco de câncer, AVC (Acidente Vascular Cerebral), cisto, danos no fígado, diminuição da libido e muitas outras.
Anabolizantes e queda de cabelo
8 em cada 10 homens têm predisposição à calvície (hereditária ou hormonal). Essa calvície ocorre quando há um desequilíbrio na produção do hormônio dihidrotestosterona (DTH), uma variante duas vezes mais potente do que a testosterona.
Quando esse hormônio é alterado por substâncias como o anabolizante, os fios de cabelo começam a afinar progressivamente e, junto com esse afinamento, vem o desaparecimento de alguns folículos pilosos, transformando o couro cabeludo em uma pele lisa, brilhante e com poros fechados.
Mitos e verdades sobre anabolizantes e queda de cabelo
O que determina a maior ou menor queda capilar nos usuários de anabolizantes é o nível de androgenia que cada esteroide pode alcançar. Todavia, os anabolizantes que possuem um baixo nível de androgenia também podem causar uma calvície precoce, ainda mais se houver uma predisposição genética do indivíduo.
Ademais, o uso de anabolizantes pode superar o poder da finasterida, quando utilizados concomitantemente, responsável por bloquear a ação da enzima que dá origem ao DHT.
Como tratar?
Como é de conhecimento geral, nenhuma pessoa deve se automedicar. Esse costume, além de não trazer os efeitos desejados, pode pôr em risco a sua vida. Por isso, é recomendável que, caso você esteja sofrendo com a perda de cabelo, procure o auxilio de um médico e explique a ele a situação em que você se encontra.
De resto, as medidas para tratamento da queda capilar pelo uso de anabolizantes baseiam-se praticamente em duas vertentes: a clínica (retirada do fator causal) e a cirúrgica (implante capilar). O que vai determinar qual caminho é o melhor para você é o diagnóstico de um médico experiente, que tenha uma boa reputação e uma longa estrada percorrida.