CIGARRO QUEDA DE CABELO MACIÇA E CALVÍCIE: COMPROVADO!
Sabidamente, fumar cigarro é um fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento de câncer, problemas respiratórios ou doenças cardíacas. Mas qual a relação entre cigarro queda de cabelo?

O cigarro tem sido associado ao surgimento precoce de três fatores:
- fios brancos
- aumento da queda
- progressão da calvície
Pesquisas Científicas que comprovam relação: cigarro queda de cabelo, cabelos brancos e calvície
Uma das pesquisas científicas que comprovaram isso foi realizada na Jordânia. Ela detectou uma maior presença de cabelos brancos em pessoas fumantes com menos de 30 anos de idade quando comparados aos não-fumantes da mesma faixa etária. Isto sugeriu que o cigarro pudesse estar envolvido no processo.
Os dados desse estudo reforçam os achados da pesquisa anterior, sugerindo uma relação entre cigarro queda de cabelo e cabelo branco tanto em homens quanto em mulheres. Além disso, esse estudo também aponta para a associação entre o tabagismo e a queda maciça de cabelos e calvície em homens e mulheres.
Outro estudo que reforça essa tese é uma pesquisa publicada na Universidade Western Reserve, em Ohio nos Estados Unidos. Divulgaram alguns fatores que contribuem com a calvície. O estudo foi fidedigno em virtude de serem analisados somente gêmeos univitelínicos (idênticos). Totalizaram 90 homens e 98 mulheres. A conclusão foi: que a diferença no estilo de vida dos irmãos influenciava a saúde dos fios.
Relação Cigarro queda de cabelo
As substâncias tóxicas contidas no cigarro são prejudiciais a todo o organismo, inclusive ao cabelo. A nicotina, por exemplo, torna os vasos sanguíneos da raíz quase fechados, o que impede o sangue de levar tudo o que as raízes dos folículos necessitam.
Outro componente nocivo ao cabelo é o monóxido de carbono, pois compete (e ganha) do gás oxigênio, que é vital para a saúde do couro cabeludo e demais partes do corpo.
Essa déficit de oxigênio e nutrientes contribui para a desidratação e o enfraquecimento progressivo do cabelo. Pode desencadear calvície, principalmente se estiver somado à predisposição genética e hormonal.
Portanto, os indivíduos fumantes com histórico de calvície androgênica na família precisam ficar atentos ao estilo de vida, caso queiram retardar ou tratar corretamente a perda capilar.
Cigarro queda de cabelo e fios envelhecidos: CUIDADOS
Por mais que o fumante cuide dos fios, eles nunca terão ao mesmo brilho e a mesma força de um cabelo bem cuidado de uma não-fumante. Isso porque o menor aporte sanguíneo atrapalha a chegada de nutrientes no bulbo do folículo piloso.
CIGARRO QUEDA DE CABELO: TRÊS DADOS IMPORTANTES SOBRE O QUE O FUMANTE E O “FUMANTE PASSIVO” DEVEM SABER QUE VÃO ALÉM DA QUEDA CAPILAR:
- Os fumantes têm entre 20 e 30 vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão.
- Adultos que sofrem repetidamente exposição à fumaça (fumantes passivos). Esses possuem 32% a mais risco de desenvolver um câncer de pulmão e até 26% a mais de risco de ter um infarto.
- Considerada a principal causa de morte evitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O hábito de fumar é tratado pelo órgão com status de pandemia, ou seja, uma epidemia mundial. A OMS estima que 4,9 milhões pessoas (mais de 10 mil por dia) morram todos os anos em decorrência do hábito de fumar. Isso ocorre porque em apenas um cigarro (menor que 10 cm de comprimento, um cigarro contém cerca de 4.720 substâncias nocivas.)
Está convencido de que cigarro e cabelo não combinam? Portanto, procure a ajuda de um médico especializado e descubra alternativas para abandonar esse vício de uma vez por todas!
Deixe um comentário