Check-up Capilar: É muito comum os pacientes chegarem ao consultório com o desejo de passar pelo procedimento cirúrgico de transplante capilar imaginando ser essa a indicação para o seu caso e, durante o exame físico, ser constatado que não é necessário e que pode ser tratado clinicamente.
O medo como principal vilão
A perda de cabelos gera, sem sombra de dúvida, instabilidade emocional. Compromete a imagem pessoal e também provoca diminuição da autoestima. Portanto, o receio da piora no quadro clínico e até mesmo o medo de ficar totalmente calvo(a) fazem da perda capilar uma condição bastante temida. Condição às vezes superestimada pelo(a) paciente.
Check-up capilar pode indicar um tratamento clínico com chances de sucesso:
Embora a maioria dos casos seja de caráter crônico, a evolução é individual e com características peculiares, o que possibilita uma infinidade de abordagens para impedir o avanço do processo de calvície, assim como a sua regressão. Ou seja, se o paciente apresentar um índice de miniaturização folicular pequeno, é possível ter bons resultados, melhorando a condição dos fios que ainda estão afinando.

Antes da cirurgia, tentar melhorar o que ainda se pode melhorar:
A normalização do ciclo de crescimento capilar ou mesmo a melhora da taxa de crescimento pode ser obtida com grande satisfação do paciente sem precisar passar pela cirurgia. Para isso, é necessária adesão ao tratamento e acompanhamento sequencial do caso pelo médico.
Testes que devem ser realizados no check-up capilar deve ser criterioso na escolha entre tratamento cirúrgico ou clínico:
Para se chegar ao tratamento adequado é mandatório que se faça uma avaliação acurada com análise de exames laboratoriais específicos, videodermatoscopia detalhada do couro cabeludo e avaliação do estilo de vida do paciente, por ex. Alguns exames complementares podem ser necessários como: mineralograma, tricograma, testes genéticos e biópsia do couro cabeludo.
Finalizada a etapa acima, o tratamento é instituído e geralmente tem como base o restabelecimento dos parâmetros laboratoriais através de medicações de uso oral. A condição local também é tratada com medicações de uso tópico no couro cabeludo. Uma série de estímulos que agem na estrutura do folículo piloso e áreas adjacentes promovendo quatro situações positivas:
- neogangiogênese (formação de novos vasos sanguíneos)
- modulação da imunidade celular (para evitar problemas auto-imunes)
- inibição da enzima 5-alfa redutase (causadora da miniaturização folicular)
- ativação de agentes reparadores, assim como regulação mitogênica e morfogênica na biologia do folículo piloso.
Conclusão:
O avanço nos campos científico e tecnológico permitiu o desenvolvimento de equipamentos e fármacos seguros para uso em consultório. Servem como tratamentos coadjuvantes, que permitem a melhora consistente no quadro clínico. Os benefícios citados acima no que tange o check-up capilar pode postergar ou mesmo impedir um transplante capilar. Cada caso é um caso e deve ser individualizado. Busque sempre ajuda médica. Não se automedique, pode ser prejudicial à sua saúde.
clique AQUI e fale conosco AGORA!
Deixe seu recado que retornaremos
http://www.ishrs.org/users/drgustavo
http://www.ishrs.org/hair-loss-patients.htm
CASO AINDA RESTEM DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO COM NOSSA CENTRAL DE RELACIONAMENTO – CMC:
CENTRAL TELEFÔNICA : +55 (48) 3333.2804
copyright – direito exclusivo do autor, compositor ou editor de imprimir, reproduzir ou vender obra literária, artística ou científica;
Deixe um comentário