É de conhecimento geral que a queda de cabelo pode ter diversos motivos. Estresse, problemas genéticos e a idade estão entre as causas mais comuns. Existem ainda outras situações que causam a queda. Mas não tem sua relação com o assunto bem conhecida. Um desses casos são os distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia. Vamos ver como eles podem afetar os cabelos.
Os transtornos de alimentação: Anorexia e bulimia
São conhecidos como transtornos de alimentação hábitos irregulares e preocupações excessivas com o peso e o formato do corpo. O conhecimento popular diz que mulheres mais jovens são mais suscetíveis a esse problema. Isso não é necessariamente uma regra. Todos estão expostos a esse risco.
Isso porque essa situação pode ter diversos motivos. Fatores biológicos têm o seu peso, mas eles também podem ser psicológicos. Inclusive, é muito comum que a queda de cabelo acompanhe quadros de depressão, ansiedade ou o abuso de substâncias.
Os dois transtornos mais comuns são a anorexia e bulimia. Vamos ver rapidamente cada um deles.
1-Bulimia
A bulimia geralmente é o transtorno alimentar mais comum. Consiste em ingerir altas quantidades de comida e em seguida tentar corrigir esse consumo através de práticas como vômitos forçados, exercícios exagerados e ingestão de laxantes. Esse distúrbio pode causar problemas gastrointestinais e cardiovasculares, além de insuficiência renal e desidratação.
2-Anorexia
A anorexia é outro transtorno alimentar bastante comum. É causada por uma percepção equivocada da imagem corporal, gerando um medo enorme de ganhar peso, fazendo com que a pessoa afetada se recuse a chegar no peso correto. Pode causar distúrbios cardíacos e cerebrais além de perda óssea e de fertilidade.
A queda de cabelo e os transtornos alimentares
De uma maneira bem simples, a relação desses problemas com a queda de cabelo está baseada na falta de nutrientes. O cabelo, e todas as partes do nosso corpo, precisam receber certas substâncias em um determinado intervalo de tempo para garantir seu crescimento e funcionamento saudável. Vitaminas, ferro, zinco e cobre são alguns exemplos de nutrientes necessários para que o cabelo tenha uma estrutura forte e saudável.
Problemas de alimentação, evidentemente, dificultam o consumo e a absorção desses nutrientes. Isto resulta em fios mais fracos, com tendência à queda. A influência é tanta que muitas vezes esses problemas são diagnosticados pelo dermatologista ou centros de medicina capilar, que percebem uma queda acentuada.
Como tratar a queda de cabelo com distúrbios alimentares como anorexia e bulimia ?
Em casos de detecção desses problemas pode ser iniciado um tratamento. Nesse tipo de situação, o tratamento é um pouco diferente do normal, pois ele envolve diversos passos. O primeiro, e sem dúvida o mais importante, é tratar a origem do problema. Ajuda psiquiátrica ou acompanhamento de um terapeuta é fundamental para tratar os problemas alimentares e garantir a saúde de modo geral.
O acompanhamento de um nutricionista também é fundamental para que o corpo recupere os nutrientes necessários para alimentar tanto o cabelo, como o resto do organismo. Ele pode ainda receitar complementos alimentares para amenizar os efeitos indesejáveis. Mais do que um problema capilar, os distúrbios de alimentação são uma questão de saúde e devem ser tratados sempre com acompanhamento médico psiquiátrico.
Deixe um comentário