Queda de cabelo por stress:
Pode a queda de cabelo por stress ser evitada?
Queda de Cabelo por Stress ligado a Círculo Vicioso Emocional:
Instabilidade emocional e física pode fazer com que seus fios se percam no caminho. Como muitos sabem, o estresse emocional e físico podem causar diversos problemas de saúde. Um deles é a queda de cabelo. Esta acaba por tornar-se uma grande preocupação, já que influencia, também, na autoestima das pessoas afetadas. A queda causa transformações na aparência, que causa mais stress, formando um vínculo muito forte e alimentado este círculo vicioso.
Queda de Cabelo por Stress ligado a Inflamação do Bulbo Capilar:
O estresse pode ocasionar essa perda capilar. Conhece-se cientificamente como eflúvio telógeno agudo.
- Influencia na inibição do desenvolvimento dos folículos.
- Aumenta a inflamação do bulbo capilar.
- Dificulta a permanência dos fios na cabeça.
- Compromete a circulação sanguínea na matriz germinativa.
Queda de Cabelo por Stress gerado por liberação sebácea excessiva:
Essa queda de cabelo por stress excessivo, quando anormal, pode começar depois de um período maior de instabilidade emocional. Causa também oleosidade do cabelo o que acarreta a maior propensão ao desenvolvimento de caspa, dermatite seborreica e, por conseguinte, mais queda de mais fios.
Queda de Cabelo por Stress gerados por outras 3 circunstâncias muito prevalentes:
Existem três tipos de perda de cabelo deflagradas estresse que são:
- a alopécia areata, que ocorre quando o sistema imunológico se volta contra os folículos e leva a queda deles, por vezes em grande quantidade;
- o eflúvio telógeno, que pode colocar os fios em um estado próximo ao do repouso, interrompendo assim o crescimento e os fios afetados podem cair abruptamente.
- a tricotilomania, que envolve a compulsão de uma pessoa que puxa o próprio cabelo.
Queda de Cabelo por Stress é interrompida quando nos livramos da tensão nervosa?
Se realmente o processo de perda capilar estiver ligado ao estresse, uma vez que a tensão tiver ido embora o cabelo voltará a crescer normalmente. Isso, é claro, pode levar algum tempo. Já que o ciclo capilar não funciona da noite para o dia, por isso, é bom manter a paciência e acompanhar a volta lenta e gradativa de seu cabelo.
Queda de Cabelo por Stress pode ser evitada por tratamentos médicos?
De qualquer forma, mesmo o crescimento natural do cabelo ocorrer após o final desse ciclo de estresse, é sempre importante procurar acompanhamento médico para que ele possa auxiliar no diagnóstico. É preciso saber a causa da perda capilar e para tratamento adequado. Independente da fonte da queda dos fios, melhorar as condições para que eles possam voltar a crescer é o único caminho consciente.
O tratamento pode ser beneficiado pela Epigenética e Melhora do estilo de vida?
De maneira geral, é sempre válido manter práticas voltadas ao bem estar físico e emocional. Se mantidos sobre maior controle, podem evitar o estresse excessivo e consequentemente prevenir a queda de cabelo. Podemos citar uma alimentação saudável, a prática de exercícios regulares, uma boa qualidade de sono, vitaminas, entre outras formas.
Gestão da Emoção como foco do tratamento:
É sempre válido ressaltar que gerir o estresse ajudará não somente na prevenção da queda de cabelo, mas proporcionará maior qualidade de vida. Evitará, também, diversas outras doenças que prejudicam o bom funcionamento do corpo e da mente, mas, nunca é recomendável a automedicação, sempre consulte um médico.
Conclusão:
Tanto a queda de cabelo por stress , como a que se dá por fatores genéticos, podem ser tratadas, também, com técnicas como o implante capilar. O Transplante Capilar esconde as falhas e aumenta a autoestima de quem o faz, por isso, caso escolha esse caminho, busque sempre pesquisar para que o trabalho possa ser feito de maneira mais adequada para que os efeitos, tanto visuais, quanto psicológicos, possam ser duradouros e eficazes. Converse com seu médico e busque um diagnóstico!